Buscar
  • fernandomeligeni

Mérito dele ou culpa minha


5/2 no primeiro set. Jogo dominado e dois saques a favor. Do outro lado um adversário tentando alternativas para entrar no jogo. Até aquele momento tudo que o Federer fazia dava certo.

Djokovic tinha a alternativa de mudar a maneira de jogar ou perdia o primeiro set e se complicava.


Djokovic mudou.


Djokovic encontrou a maneira, mudou a tática. Do outro lado Federer errou, deu a oportunidade pro adversário gostar do jogo.

Muitas vezes estamos em quadra e nos perguntamos se a responsabilidade é nossa pela derrota e por não conseguir manter o domínio ou se é mérito do nosso adversário.


Em um jogo os atletas estão o tempo todo buscando alternativas. Cabe a quem está ganhando perceber e rapidamente entender se precisa fazer um ajuste ou se manter a tática.


Costumo dizer que temos três ou quatro pontos após a mudança do adversário para decidir nossa ação. Alerta total. O problema é quando demoramos em perceber.


Hoje o Djokovic mudou e começou a jogar com menos velocidade, mais trocas de bolas e fez os pontos mais longos. Federer não percebeu e se afobou.

Para ele foi fatal. Perdeu o foco, a confiança e o jogo escapou.

Ao sair da quadra deve estar se perguntando. Mérito dele ou culpa minha?


Djokovic na final. Merecido por sua força mental, sua aplicação tática, por sua inteligência de mudar na hora certa.


Federer volta pra casa. Merecido por não ter fechado a porta, ter demorado pra perceber e ter jogado mal quando não devia. #meligeni #tenis #federer #djokovic

381 visualizações